Mil folhas de linguiça com maçã e poró

10 de abril de 2017 § 17 Comentários

Tem essa coisa de porco combinar com agridoce, no que eu super concordo, especialmente com maçã.

Tem essa coisa de chamar de mil folhas um empilhado de fatias finas de alguma coisa, não necessariamente mil.

E tem essa coisa de apropriar-se da receita alheia (Cozinha das 7 famílias – Francesa), inserir uma camada de alho-poró refogado no meio, e um topo de lâminas de amêndoas tostadas por conta própria.

E foi assim que eu cheguei na etapa maturada desta receita que eu adoro.

Pré=aqueça o forno,

Descasque 4 maçãs, corte-as ao meio em sentido vertical, retire as sementes e fatie não muito fino em meia-lua. Doure em ghee, flambe com conhaque ou vinho e reserve.

Tire a pele de 3 linguiças calabresas defumadas, corte-as ao meio em sentido longitudinal e apoiando as faces retas de cada banda numa tábua, corte-as também em meia-lua, também não muito finas as fatias. Doure-as em oliva extravirgem e reserve.

Nesta mesma frigideira com a gordura que ficou ali refogue o talo de um alho poró em anéis. Reserve.

Agora tome uma frigideirinha pequena e aqueça em fogo brando. Quando estiver bem quente, deite um punhado de amêndoas laminadas e sem largar o cabo da panelinha, vá chacoalhando sobre o lume tostando-as com muito cuidado pra que não queimem.

Unte um refratário com manteiga e vá alternando as camadas: primeiro maçã, depois poró, depois linguiça; depois poró de novo, mais linguiça e por cima uma fina camada de maçã coberta por uma camada de amêndoas.

Leve ao forno pré-aquecido para dourar. Cuidado, é jogo rápido, não arreda pé!

Gosto muito de servir esse prato com ervilhas frescas ou quebradas refogadas com crocantinho de bacon, pra ficar tudo ali.

§ 17 Respostas para Mil folhas de linguiça com maçã e poró

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Mil folhas de linguiça com maçã e poró no .

Meta