Salada de batatas com kani-salmão e creme azedo

26 de fevereiro de 2011 § 23 Comentários

*Não se assuste pessoa, se eu lhe disser que creme azedo é uma coisa boa. Creme azedo ou sour cream nada mais é do que creme de leite com limão, o elemento azedo, no caso. Dá para fazer miséria com creme azedo, tipo combiná-lo com frutas, doces, saladas, e a Nigella me ensinou (ó que íntima, vai vendo) que o creme azedo é per-fei-to para bolos! Lá na frente (no futuro, não neste post) eu falo sobre isso, porque hoje meu creme azedo figurou na salada de batatas.

A minha receita de creme azedo é uma mistura da receita da Nigella com a uma dica de um amigo, que manja: 200ml de creme de leite (fresco ou sem soro) + suco de 1/2 limão bem suculento + 1 pitada de sal, bem batidos no mixer ou no fouet. Depois é levar à geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de servir ou utilizar.

Pronto, faz teu creme azedo, deixe ele lá na geladeira e vamos cuidar do resto da salada.

Há muitas possibilidades de “hidratar” a salada de batatas: apenas com azeite de oliva extraextraextravirgem da melhoooooooorrrrrrrr qualidade, se você quer uma coisa básica e brilhante; com maionese se você deseja pecar, e tá no seu direito; com iogurte (e hortelã), se quer fazer uma linha leve e fresca; com creme azedo se quer uma saladinha mais… glam! Porque vamo’ combinar que creme azedo é uma coisa chique? =)

Mas voltando à salada, aprendi a fazer salada com a minha Tia Nana. A salada dela era incrível e só ela era capaz de fazê-la. Olha que eu faço igualzinha, mas nunca chego nem perto do sabor! Química pura, energia da Nana! Ela cortava cubos grandes de batata e de ovo cozido, ao contrário de todas as outras saladas que eu comia lá fora, em cubinhos pequenos que se dissolviam antes da gente sentir a batata. Com a Nana eu aprendi que salada de batata boa é salada de batata em cubos grandes. E outra: cozidos al dente, porque eu quero morder a batata, e assim como a massa do macarrão e o grão do arroz, a textura dos alimentos precisa ser preservada e não destruída pelo excesso de cocção, se liga!

Então, cozinhe os cubos de batata em água e sal, escorra, dê um choque térmico para parar de cozinhar e deixe esfriar porque se ele for misturado aos demais ingredientes assim quente vai cozinhar o que não deve, porque os demais ingredientes devem ser crus. Enquanto a sua batata está assando, digo, esfriando, tome uma saladeira LENDA (se não tem, vale a pena investir numa saladeira LENDA, principalmente você que é doida por salada, que eu sei – e ainda que não seja, quem serve salada precisa de uma saladeira LENDA) e coloque ali cubos de kani-salmão (ah! não falei para vocês sobre o kani-salmão, né? A Damm lançou essa mistura, que eu posso garantir que é o céu! Não quero mais só kani), aneizinhos de cebolinha verde e cebola branca picadérrima (senão ralada). Quando a batata estiver fria, junte à saladeira, cubra com creme azedo suficiente para o seu gosto de molhadinho, misture com amô roxo essa coisa linda de meu Deus, e por fim, faça um belo zig-zag de azeite de oliva extraextraextravirgemvirgemvirgem para dar um brilho lindo, flor de sal (se tiver, claro, senão convencional – espero que marinho!) e pimenta do reino moída na hora. Mais uma misturada ainda mais delicada e amorosa, e geladeira até a hora de servir, quando você vai dar uma nova hidratada com azeite para ela ficar soltinha e brilhante, porque aquelas saladas de batata que vem em bolotas enormes grudadas na colher são zero glam, e não pode.

* Licença poética a Moraes Moreira e Luiz Galvão, autores de Dê um rolé, que eu conheci pela voz de Gal Fatal.

§ 23 Respostas para Salada de batatas com kani-salmão e creme azedo

  • Patricia Fidalgo disse:

    Bom dia Katita!!!
    Estou doida pra fazer esta salada. Só encontrei o Kani normal e congelado. Como faço para descongelar? É que nunca usei “isso” antes e sei que se não for feito o “descongelamento” direito posso perder a textura, etc. Desde já agradeço.

    Curtir

  • Joana Freire disse:

    Gentem! Eu fiz, eu fiz! Em partes, diga-se…
    Eu não tinha Kani, nem dava tempo de fazer creme azedo. Mas a maionese me socorreu, e o peito de Peru fatiado foi uma mão na roda.

    Agora, sim, tô feliz !

    Curtir

    • Katita disse:

      Bota em partes nisso, né Joana? KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKKA!
      Mas, meu bem, a idéia é essa mesmo. Receita é para inspirar, e você mandou SUPER bem com o que tinha.
      =)
      Beijo orgulhoso,
      K.

      Curtir

  • Calleigh disse:

    Katita,
    Desculpe a ignorância do macaco, mas estive no Google é não achei a “saladeira LENDA”…rsss…Isso é uma piadinha sua ou a mesma existe???? Adoro as novidades!
    Se tiver um link, me manda, please!
    Bj.

    Curtir

  • Liane disse:

    Oi Katia!! Putz fiz hj pro almoço a salada, ficou uma loucura de gostosa!Só não achei Kani Salmão na minha terrinha, mas mesmo com kani “normal” ficou bem legal. Tks da receita.
    bjus
    Liane

    Curtir

  • Larissa Nóbrega-PB disse:

    Frango??? hummm, vou correr lá e salvar!! Até então só tinha feito com salmão. Obg. Bjss

    Curtir

  • Joana Freire disse:

    Hummmm …..

    Salivei! Nhac-nhac 😉

    Curtir

  • Larissa Nóbrega-PB disse:

    Eu vi aquela entradinha maraa né? Por isso quando fiz meu salmão achei que você ía gostar. Nem tirei flor a foto 😦
    Fica pra próxima então, agora já sei. Bjss

    Curtir

  • Ana Bulhões disse:

    Uia que me deu uma vontade de comer salada de batata que nem te conto!!! Enquanto não compro os ingredientes necessários pra fazer essa sua salada chiquetosa, vou de saladinha de batata simples mesmo, só pra matar a vontade, porque ficar aguando é que não dá, né?

    beijo procê,

    Curtir

  • Nanda( a da ladeira da Barra) disse:

    Eu sooooou/eu sooooooooou/eu soooooooooooooooooooooou amor/ da cabeça aos pés!( gritando, como só Gal sabia fazer;)

    Curtir

  • Larissa Nóbrega-PB disse:

    Eita que esse kani salmão deve ser tudooo!! Por aqui eu não tenho a sorte de encontra 😦

    Katita hoje meu almoço estava divino, você já comeu salmão ao molho de rapadura? Pois bem, esse foi o nosso almoço e queria muito fotografar para te enviar pois acho que essa mistura é do teu agrado. No Pitéu a gente vai poder enviar nossas fotos e receitas? Bjss

    Curtir

    • Katita disse:

      Oi Larissa, que delícia! No RL tem uma receita minha com molho de rapadura, mas não foi para salmão. Deve ter ficado incrível!
      Claro que pode mandar, flor, eu só não quero compromisso com programação, datas, prazos!
      =)
      Beijo enorme,
      K.

      Curtir

  • Luciana Cupido disse:

    Katita,
    Vc sempre ajuda!
    Obrigada, Lu

    Curtir

  • Luciana Cupido disse:

    Katita,
    Essa salada parece deliciosa. Ja coloquei no meu “to do list”…
    Aproveitando, queria uma ajuda tua qto a utilizacao da Flor de Sal, pois motivada por voces, ainda no RL, comprei um potinho (e pelo q me parece, muuuuuuito mais barato do q no Brasil) e gostaria de saber se posso emprega-lo em qualquer receita, como substituto do sal marinho q uso atualmente.
    Ainda nao abri o potinho, de tanta duvida q paira no ar… (ah, a falta de acentos eh por
    conta do meu tecladinho).
    Beijos e obrigada,
    Lu

    Curtir

    • Katita disse:

      Oi, Lu, sobre flor do sal, é muito caro para usar na cozinha do dia-a-dia, flor do sal é um charmezinho na finalização do prato, é um salzinho em forma de cristal, um sabor que explode na boca. Se você cozinha este sal ele se perde na comida e não vai fazer diferença se ela foi temperada com sal convencional ou flor do sal, mas se você finaliza o teu prato com flor do sal, você ganha no brilho do cristal e no sabor. Tudo o que pode ser salgado no prato fica charmoso com flor do sal… saladas, batatas fritas, molhos, bruschetas, enfim.
      =)
      Ajudei, boneca?
      Beijo,
      K.

      Curtir

  • Juli disse:

    Katita,
    vc falando em creme azedo
    lembrei do torta bulgara q vc postou no Rainhas..
    vou correr ligeiro p/ lá p/ salvar!!
    bjos!!
    saladinha lighit bom p/ amenizar esse calor q tá fazendo aqui na princesa do sertão(Feira)
    bjos

    Curtir

  • Fábio disse:

    Katita, essa salada parece divina, e o kani de salmão deve ser o máximo.
    Agora sem querer ser desagradável, era bom vc dar uma relida no texto antes de publicar, tem muitos erros e palavras faltando letras, é só uma crítica construtiva, não me leve a mal.

    Curtir

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Salada de batatas com kani-salmão e creme azedo no .

Meta