O trucão da merluza

14 de março de 2012 § 33 Comentários

O povo não respeita a pobre da merluza só porque ela é ordinária e baratinha, o que deveria ser um bom motivo para gostar dela, aliás. Mas eu acho é bem gostoso e quebra o maior galho no cardápio do dia-a-dia (embora eu não sirva merluza para convidados em dias especiais).

Mas é melindroso o peixinho… ah, se é. Como a gente só encontra ele por aqui em filés congelados, que geralmente não são muito espessos, ocorre que quando descongelamos ficam MUITO frágeis. Não aguentam grill; não aguentam forno, pois grudam no fundo da assadeira; e não aguentam frigideira pelo mesmo motivo, nem na versão milanesa que dá uma liga. Espatifam sempre! Mas tem um jeito perfeito de preparar merluza, que é também MUITO fácil, chega a chatear.

Tempero com pasta d’alho, sal, pimenta do reino moída na hora e gotas de limão e deixo apurar por coisa de 15 minutinhos. Cubro o fundo de uma frigideira com cebola ou alho-poró em rodelas e rego com azeite de oliva, como quem faz uma caminha para o peixinho. Depois deito os filés, rego com mais azeite de oliva, solto algumas alcaparras ali por cima, um punhado de ervas frescas (usei hortelã aqui), e só então levo tudo junto e montadinho para o fogo médio com panela semi-tapada. O que é que vai acontecer? O peixe vai soltar água que vai cozinhar a cebola ou alho-poró, que não serão fritos e ficarão num ponto macio; o peixe por sua vez, por não ter contato com a panela por conta da caminha, não quebra. Mas é jogo rápido, viu? Depois que a temperatura esquenta na panela é coisa de 10 a 15 minutos!

O resultado é leve, macio e refrescante. E gostosão! E rapidão! E prático! E barato! E… e… fofinho! =)

§ 33 Respostas para O trucão da merluza

  • aline disse:

    Adorei a receita!!! Obrigada pela dica ficou perfeito meu marido adorou. bjs…

    Curtir

  • Pati Sato disse:

    K, tinha dois filézinhos de merluza no congelador e vou me jogar nessa receita… depois te conto, beijos. E aí vai rolar o pagode agora no fim do mês??
    beijos

    A Sato

    Curtir

  • Juliana disse:

    Katia,

    Uma dica para comprar merluza é comprar merluza argentina….é um pouco mais cara mas nao quebra, da até pra fazer o filé grelhado……Eu tenho um restaurante e é prejuizo comprar merluza do alaska……
    De todas formas sou muito adepta a esse peixe, pois sendo bem feito é uma delicia!!!
    É sempre um prazer ler seu blog……parabens!!!!

    Juliana

    Curtir

    • Katita disse:

      Juliana, que dica boa porque ue também gosto muito de uma merluzinha.
      Obrigada por frequentar a minha cozinha! Mi casa, su casa.
      Onde é o seu restaurante?
      Beijo,
      K.

      Curtir

      • Juliana disse:

        É aqui em Salvador mesmo…se chama Mediterrâneo Buffet & Café. Fica no Cidadela (paralela a Avda. ACM). É comida a peso, bem caseiro com uma pitada de quero mais……hehehehhehe. Se puder dar uma passadinha será muito bem vinda!!!

        Curtir

      • Katita disse:

        Quando eu estivr por essas bandas, prometo te visitar!
        =)

        Curtir

  • Katita, excelente dica! Acabei de almoçar e esse peixinho tá dando água na boca! Quanto à colega que falou do douradinho do filé, pode ter sido pela quantidade de açucar que o limão do tempero tem! Pois é, limão é azedo mas tem certa quantidade de frutose e uns mais que outros. Dá pra fazer com suco de laranja também ou até colocar um pouquinho de mel na marinada que ajuda no dourado. Faço com salmão e fica delicioso. Vou tentar essa dica com a merlusa, que gosto muito, principalmente as do Alaska que não têm espinhas! Beijos

    Curtir

  • Katita amo o jeito que vc escreve, como eu c toda a sinceridade vou fazer o seu trucao da Merluza…

    Desde a epoca do Rainhas do Lar tudo que fiz de voces foi acertar em cheio…

    Boa semana bjs Pri

    Curtir

  • LEILIANE ANDRADE disse:

    Katia meu bem, já que é cozido, de onde vem esse douradinho da foto? Já tentei de todo jeito mas a minha nunca fica com gosto de nada mesmo marinando, primeiro eu deixo toda água sair, para só depois marinar? Amo seu blog, parabéns, entro todos os dias como um ritual, para saber das novas. Grande Beijo 🙂

    Curtir

    • Katita disse:

      Leiliane…. sei lá! =)
      Será que os meus não são peças mais escuras? É que as vezes encontro filezinhos bem branquinhos, às vezes mais escuros… ou calibragem do seu vídeo? Vai saber, minha irmã.
      Tenta de novo, vai… depois me diz.
      Obrigada pelo carinho e um beijo,
      K.

      Curtir

  • Lendo seu blog e aprendendo.. eu tava meio que pegando uma birra da tal merluza, mas vou tentar fazer do seu jeitinho pra ver qual é a dela.. .

    Karina, do mariacarambola

    Curtir

  • Ive Luciana Resende disse:

    Katita, A D O R E I o post!
    Depois da sua solução mágica de como fazer decentemente um filé de merluza, posso pensar em olhar para a cara dele no supermercado com mais alegria. Porque me dava uma tristeza ver que os filés se resumiam a coisinhas sem graça depois de descongelados, sem contar na difícil manipulação… E adorei também as dicas “das amiguinhas’! 🙂 Valeu gente, abraços para todas.
    p.s. Tb adoro um alho num peixe!!!

    Curtir

  • Andréia disse:

    Eu também faço merluza assim como vc, e adooro alcaparras, combina muito com peixe. Às vezes eu dou uma variada e faço a “caminha” com batatas, cebolas e tomates, em rodelas. Fica muito bom tb! Bjs

    Curtir

  • Karla disse:

    Na casa de minha mãe se faz assim (quase como uma bacalhoada): em uma panela mais altinha, faz uma caminha de batata; uma caminha de tomate, pimentão e azeitona; uma caminha de merluza. Repete tudo. e repete até acabar, sendo que por último é a caminha de tomate, pimentão e azeitona. Fica ótimo também!!! a batata pega o caldinho do peixe e do tomae e tudo fica bem suculento!!!
    Beijo!
    Ka

    Curtir

    • Katita disse:

      Andreia e Karla, acho que nunca fiz caminha de batata em panela, mas gosto muito de fazer no forno para carnes e frango. Adorei as receitas e modos operandi de vocês, obrigada!
      =)
      Beijo,
      K.

      Curtir

  • Izabel disse:

    Uau! deve ter ficado uma “dilicia”. Vou fazer assim. Abç Izabel

    Curtir

  • Solange disse:

    Katita, sou cozinheirinha de primeira viagem.
    Sempre que descongelo a tal da merluza, solta um montão de água e depois quando vou fazer a bichinha, solta mais água ainda…
    😦
    Acaba que fica sopa de merluza.
    Fala pra mim como faz pra não soltar tanta água, fala…
    Beijos e brigada

    Curtir

    • Katita disse:

      Solange, soltar água vai soltar, não tm jeito. O que você pode fazer é descongelar numa peneira dentro de um recipiente, dentro da geladeira, assim a água escorre toda e você se poupa da sopa.
      =)
      Beijo,
      K.

      Curtir

  • Dri disse:

    Flor, você deveras me ajudou. Meu marido adoro esse merluza, mas eu tenho preguiça de fazê-lo justamente por nunca ficar bonito, nem jeitoso, nem nada!

    Curtir

  • Flavina Formigoni disse:

    Eu amo peixe, com alho nem se fala……. Amei a receita.

    Curtir

  • Drika disse:

    AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!
    Tento, juro que tento inserir o dito do peixinho no nosso cardapio, mas nao sou muito criativa e adorei essa receita, bem como gosto rapida e gostosa!!!
    Perguntinha: ele tem espinha???

    Curtir

  • Rita de Cassia Carvalho disse:

    Aqui onde moro ela já foi ordinária, hoje em dia está até meio salgadinha com relação ao que se perde de água. Mas mesmo assim eu gosto muuuuito da danadinha. E sempre que preparo faço também uma caminha e não mexo de maneira alguma, só um sacolejinho de leve.Adoro!!!
    bj

    Curtir

  • Pati Sato disse:

    Adooro filezinho de merluza! Outro dia vim por aqui procurar alguma receita com ela e vi uma empanadinha, anotei e acabei não fazendo, mas essa vou fazer almoço amanhã.
    E aí o negócinho chegou?? Me avisa qdo chegar, beijos

    a Sato

    Curtir

  • Nossa, Katita, bom demais ler isso!
    Tem um programa aqui no sul (sou de Porto Alegre) chamado Anonymous Gourmet, e o “chef” diz que é um disparate por alho no peixe. Detalhe: minha mãe sempre usava, eu adooooro peixe temperado com um pouquinho de alho! Desde que tinha visto o cara do programa nunca mais tinha posto alho no peixe sem culpa! Agora vou lembrar de ti e me esbaldar! :0P

    Curtir

    • Katita disse:

      Aline, eu, particularmente, adoro alho no peixe. Não é sempre que eu coloco,mas ADORO!
      Seja livre na cozinha, querida. Experimente. Não aceite verdades de ninguém, só as suas! Cozinhar é encontrar nossos próprios caminhos, que nem na vida.
      =)
      Beijo,
      K.

      Curtir

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento O trucão da merluza no .

Meta