Crumble Tropical

22 de fevereiro de 2015 § 8 Comentários

tropical crumble

Idéia gênio de inglês. Frutas picadas cobertas com uma farofinha crocante e gratinada no forno, que como se não bastasse, eu ainda sirvo com sorvete de creme.

Este eu fiz com frutas tropicais para meus clientes ingleses, olha a responsabilidade! Mas não tem erro.

De tropicais, tropicais, tropicais, usei banana, manga e abacaxi, mas somei também umas uvas, kiwi e uma ponta de morangos que eu tinha na cozinha. Mas ó, você pode fazer crumble do que quiser, uma fruta só, vermelhas, amarelas, azuis, silvestres, enfim, resolva aí.

Cortei em cubos, que não podem ser muito pequenos senão desaparecem e queremos comer fruta, não? Então, deitei os cubos num refratário untado de manteiga e cobri com a farofinha que adotei da Rita Lobo que é assim: 1 1/2 xíxara de aveia em flocos + 1 colher de sopa de farinha de trigo (eu uso integral, mas é de boa a branca, up to you) + 2 colheres de açúcar mascavo + 1 colher de uvas passas (eu gosto das brancas, que podem ser bêbadas, colocadas de molho por alguns minutos antes num moscatel ou algo parecido), 2 colheres de sopa de nozes picadas (mas aqui eu piro, pode ser licuri, macadâmia, amendoim, amêndoas, pistache, ou tudo ao mesmo tempo) + 100g de manteiga derretida. Tudo misturadinho com as pontas dos dedos, pra ficar uma farofinha oleosa.

Pronto, gente. É espalhar a farofa sobre as frutas, pressionar um pouquinho, cobrir com laminado e levar ao forno médio pré-aquecido por uns 10 minutos, tirar o papel e deixar dourar um bocadinho até a crosta ficar crocante.

Eu monto assim: um quadradinho de crumble morno ainda com uma bola de sorvete de creme em cima, polvilho canela e ajeito uma coroa de hortelã na coisa toda.

Eu viveria disso.

§ 8 Respostas para Crumble Tropical

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Crumble Tropical no .

Meta